XVII BIENAL DO LIVRO RIO

03 À 13 DE SETEMBRO
RioCentro - Av. Salvador Allende, 6.555 Barra da Tijuca
Rio de Janeiro - RJ 22780-160 - Brasil



Olá queridos,

Então, está chegando a tão esperada XVII Bienal Internacional do Livro Rio, um evento muito aguardado por todos e que é também uma oportunidade única de "respirar" leitura e o conhecimento em diferentes formas.

Além dos expositores cadastrados na Bienal, haverá também uma programação cultural própria do evento (encontro com autores, palestras, rodas de debate etc) onde você é o principal convidado. Para participar, retirar uma senha com uma hora de antecedência no local onde será realizado, por exemplo, o super consagrado Café Literário e o Conexão Jovem. Para saber quem serão os autores em cada espaço, consulta a programação aqui.

Para tal evento, é necessário que você programe-se com antecedência e tenha em mente aquilo que queira comprar. A bienal é só para quem tem ânimo e muita vontade de ler! Para saber quais são e onde estarão todos os expositores consulte aqui.

Este ano o país homenageado será a Argentina. Onde haverá um stand de 400m² onde serão exibidos diversos aspectos destacados da identidade do nosso país.

Não se esqueça de levar sempre com você fruta e água. Roupas leves também são importantes, para movimentar-se a todo momento.

Tudo pronto? Nos vemos lá!!!! Boa bienal para todos!

#EUAMOLER    #BIENALRIO

UM OLHAR PARA A INOVAÇÃO - PARTE I: FLIPPED CLASSROOM (SALA DE AULA INVERTIDA)



Uma nova proposta focada na busca por um processo pedagógico mais qualitativo, onde os alunos passem de sujeitos passivos a sujeitos ativos, nascia assim A sala de aula invertida.

Esta proposta metodológica de ensino e aprendizagem sugere que o início de um novo assunto não seja efetivado pelo professor em sala de aula, e sim, que o aluno explore as informações a partir de material indicado, tais como textos, simuladores, vídeos e outros, que devem ser lidos, assistidos e experimentados em casa ou outros locais, como vimos anteriormente.

O espaço e tempo da sala de aula tornam- se tempo e espaço para participação ativa e questionadora dos alunos, permitindo que você desenvolva projetos significativos e efetivos. Neste contexto você não precisa necessariamente criar vídeos para introdução do tema, pode realizar uma pesquisa em canais de conteúdo e vídeos na web, porém, pode acontecer de não existir um material disponível na internet para sugerir, desta forma é importante que o professor e alunos conheçam o processo de produção.

No modelo tradicional o professor é a principal fonte de informação, na proposta de sala invertida os professores são flexíveis quanto aos prazos para a aprendizagem dos alunos e nas suas avaliações da aprendizagem dos alunos, durante a aula, é preciso acompanhar continuamente o progresso dos alunos, observando e oferecendo feedback relevante no momento certo.

Se pensarmos bem, vídeo e a coleta de informações são coisas que os alunos podem acessar e fazer perfeitamente sozinhos. Assim, na sala de aula é possível aproveitar o tempo com atividades que valorizem a interação e a mediação do professor em processos em que ele é realmente fundamental. Este novo olhar para a organização das atividades permite um melhor aproveitamento do tempo do professor.

Todas as atividades de pesquisa, coleta de dados, acesso a jogos ou vídeos online e mesmo a leitura do próprio conteúdo do livro didático pode ser feita em casa. Na escola o professor debate, propõe desafios, orienta as dúvidas e potencializa desta forma o processo de aprendizagem dos alunos.

Neste modelo educacional, o caminho das informações que atualmente é da escola para casa, passa a ser de casa para a escola, observe que esta inversão modifica o processo de aprendizagem, onde o aluno aprende de uma forma mais personalizada. Quando ocorre a antecipação dos estudos, o aluno precisa lidar com um novo conteúdo, gerando um processo mais pessoal.

Essa metodologia, permite que você extraia o melhor do tempo da sala de aula, porem prevê uma preparação inicial, uma vez que será necessário repensar o seu modelo de aula, e a forma como encara a transmissão de conteúdo e a forma como explica os conceitos da sua disciplina com a turma. Realize alguns testes e veja como essa mudança ajudará não só você como também os alunos. Esse tipo aula pode ser trabalhado em paralelo as aulas tradicionais, como um complemento, e ajudando na mudança de cultura da sua turma.

NO SUPERMERCADO DOS ANIMAIS - LIVRO

LIVRO DA EDITORA ZAHAR



Entre para fazer compras no supermercado dos animais! Satisfação para todos os gostos! Descontos! Ofertas! Produtos naturais! Qualidade e conveniência para toda a família, de qualquer espécie e tamanho... Os animais sempre fazem a coisa certa quando o assunto é comida. 

Vencedor do Prêmio Andersen 2008 de melhor livro infantil, No supermercado dos animais é um livro alegre e colorido. Mostra que proteger a natureza e comer bem fazem parte de um mesmo projeto de vida.

MÊS DO AUTOCUIDADO

"Cuidando do outro, cuidamos de nós mesmos".


A proposta de trabalho prevê o desenvolvimento de atividades lúdicas e oficinas do conhecimento, durante todo o mês de agosto, buscando promover uma nova consciência e mudança de atitude em relação ao CUIDAR. Para tanto, esse termo é muito abrangente, e pode ser ofertado em diferentes vertentes. Para tanto, sugerimos o tema: Cuidando do outro, cuidamos de nós mesmos. Veja abaixo os eixos-norteadores sugeridos para a proposta:


  • CUIDAR DE SI: saúde e prevenção de doenças, sexualidade, DST/AIDS, alimentação saudável, conflitos internos na adolescência, puberdade, construção do projeto de vida pessoal.
  • CUIDAR DO OUTRO: conservar a amizade, enfrentar o bullying, compreender a realidade da pessoa com deficiência, violência na escola, a diversidade de raças e etnias.
  • CUIDAR DO PLANETA TERRA: sustentabilidade e as diferentes formas de crescer sem prejudicar o meio ambiente.
     


Apresentamos algumas sugestões de ações:
  • Para cuidar de si: As práticas de leitura devem e podem ser exploradas, para isso, os alunos podem fazer um rap, um poema, uma música sobre o bullying. Faça um clube da leitura, onde cada um possa ler um trecho de um livro que fale sobre amizade. Exiba filmes motivadores a respeito de seu futuro profissional.
  • Para cuidar do outro: Tomando como referência a pessoa com deficiência, faça uma dinâmica, onde eles se coloquem no lugar de pessoas sem a visão, por exemplo, ou também, como conseguiriam comer sem as mãos.
     
  • Para cuidar do Planeta Terra: cada aluno pode fazer uma “muda” de planta feita em casa, e solicite aos mesmos, que além da montagem da mesma, eles devem cuidar para que ela cresça, sendo regada e colocada ao sol.