UM OLHAR PARA A INOVAÇÃO - PARTE I: FLIPPED CLASSROOM (SALA DE AULA INVERTIDA)



Uma nova proposta focada na busca por um processo pedagógico mais qualitativo, onde os alunos passem de sujeitos passivos a sujeitos ativos, nascia assim A sala de aula invertida.

Esta proposta metodológica de ensino e aprendizagem sugere que o início de um novo assunto não seja efetivado pelo professor em sala de aula, e sim, que o aluno explore as informações a partir de material indicado, tais como textos, simuladores, vídeos e outros, que devem ser lidos, assistidos e experimentados em casa ou outros locais, como vimos anteriormente.

O espaço e tempo da sala de aula tornam- se tempo e espaço para participação ativa e questionadora dos alunos, permitindo que você desenvolva projetos significativos e efetivos. Neste contexto você não precisa necessariamente criar vídeos para introdução do tema, pode realizar uma pesquisa em canais de conteúdo e vídeos na web, porém, pode acontecer de não existir um material disponível na internet para sugerir, desta forma é importante que o professor e alunos conheçam o processo de produção.

No modelo tradicional o professor é a principal fonte de informação, na proposta de sala invertida os professores são flexíveis quanto aos prazos para a aprendizagem dos alunos e nas suas avaliações da aprendizagem dos alunos, durante a aula, é preciso acompanhar continuamente o progresso dos alunos, observando e oferecendo feedback relevante no momento certo.

Se pensarmos bem, vídeo e a coleta de informações são coisas que os alunos podem acessar e fazer perfeitamente sozinhos. Assim, na sala de aula é possível aproveitar o tempo com atividades que valorizem a interação e a mediação do professor em processos em que ele é realmente fundamental. Este novo olhar para a organização das atividades permite um melhor aproveitamento do tempo do professor.

Todas as atividades de pesquisa, coleta de dados, acesso a jogos ou vídeos online e mesmo a leitura do próprio conteúdo do livro didático pode ser feita em casa. Na escola o professor debate, propõe desafios, orienta as dúvidas e potencializa desta forma o processo de aprendizagem dos alunos.

Neste modelo educacional, o caminho das informações que atualmente é da escola para casa, passa a ser de casa para a escola, observe que esta inversão modifica o processo de aprendizagem, onde o aluno aprende de uma forma mais personalizada. Quando ocorre a antecipação dos estudos, o aluno precisa lidar com um novo conteúdo, gerando um processo mais pessoal.

Essa metodologia, permite que você extraia o melhor do tempo da sala de aula, porem prevê uma preparação inicial, uma vez que será necessário repensar o seu modelo de aula, e a forma como encara a transmissão de conteúdo e a forma como explica os conceitos da sua disciplina com a turma. Realize alguns testes e veja como essa mudança ajudará não só você como também os alunos. Esse tipo aula pode ser trabalhado em paralelo as aulas tradicionais, como um complemento, e ajudando na mudança de cultura da sua turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu comentário, sobre as diversas postagens do blog!