MÊS DO AUTOCUIDADO

"Cuidando do outro, cuidamos de nós mesmos".


A proposta de trabalho prevê o desenvolvimento de atividades lúdicas e oficinas do conhecimento, durante todo o mês de agosto, buscando promover uma nova consciência e mudança de atitude em relação ao CUIDAR. Para tanto, esse termo é muito abrangente, e pode ser ofertado em diferentes vertentes. Para tanto, sugerimos o tema: Cuidando do outro, cuidamos de nós mesmos. Veja abaixo os eixos-norteadores sugeridos para a proposta:


  • CUIDAR DE SI: saúde e prevenção de doenças, sexualidade, DST/AIDS, alimentação saudável, conflitos internos na adolescência, puberdade, construção do projeto de vida pessoal.
  • CUIDAR DO OUTRO: conservar a amizade, enfrentar o bullying, compreender a realidade da pessoa com deficiência, violência na escola, a diversidade de raças e etnias.
  • CUIDAR DO PLANETA TERRA: sustentabilidade e as diferentes formas de crescer sem prejudicar o meio ambiente.
     


Apresentamos algumas sugestões de ações:
  • Para cuidar de si: As práticas de leitura devem e podem ser exploradas, para isso, os alunos podem fazer um rap, um poema, uma música sobre o bullying. Faça um clube da leitura, onde cada um possa ler um trecho de um livro que fale sobre amizade. Exiba filmes motivadores a respeito de seu futuro profissional.
  • Para cuidar do outro: Tomando como referência a pessoa com deficiência, faça uma dinâmica, onde eles se coloquem no lugar de pessoas sem a visão, por exemplo, ou também, como conseguiriam comer sem as mãos.
     
  • Para cuidar do Planeta Terra: cada aluno pode fazer uma “muda” de planta feita em casa, e solicite aos mesmos, que além da montagem da mesma, eles devem cuidar para que ela cresça, sendo regada e colocada ao sol.