ALFABETIZAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TODA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL IMERSA EM AMBIENTE LETRADO E INICIANDO O SEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
 

              Aprende-se a ler e escrever, lendo e escrevendo cotidianamente. É na possibilidade de fazê-lo por meio de determinados procedimentos cotidianos, que a criança tem favorecida a compreensão do sistema usado para ler e escrever... A Educação Infantil deve ser, então, desde o primeiro dia, um lugar para a experiência, a necessidade, a importância e a aprendizagem de utilizar a oralidade, a leitura e a escrita. O trabalho com a oralidade, a leitura e a escrita é então entendido como processo, como experiência socialmente construída e explorada em toda a sua complexidade, garantindo às crianças o direito de acesso à cultura humana pelo falar, ler e escrever na instituição de Educação Infantil.
 
TRABALHAR SISTEMATICAMENTE AS RELAÇÕES FONEMA/GRAFEMA  
A PARTIR DO: TEXTO CONTEXTO – TEXTO - PALAVRA
 
 
1. USO EM SALA DE AULA DE:                                                                                           LIVROS, POESIAS, BILHETES, CARTAS, RECEITAS, EMBALAGENS, RÓTULOS ETC.
 
2. AÇÕES QUE PROMOVAM A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA:
  • O SISTEMA ALFABÉTICO TEM CORRESPONDÊNCIA COM A PAUTA SONORA E NÃO COM PROPRIEDADES DOS OBJETOS;
  • DIREÇÃO DA ESCRITA;
  • SÍMBOLOS CONVENCIONAIS (26 LETRAS)
  • A ORDEM DAS LETRAS NA ESCRITA CORRESPONDE À ORDEM EM QUE SÃO PRONUNCIADOS;
  • TODAS AS SÍLABAS TÊM UMA VOGAL;
3. AÇÕES QUE PROMOVAM APRENDIZAGENS SOBRE DIFERENTES GÊNEROS DISCURSIVOS ORAIS E ESCRITOS QUE CIRCULAM SOCIALMENTE E SUAS CARACTERÍSTICAS
 
  • FINALIDADES
  • CONTEÚDO
  • ESTILO E COMPOSIÇÃO PRÓPRIOS
  • SUPORTES
  • DESTINATÁRIOS
  • ESFERAS DE CIRCULAÇÃO.

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