TODA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL IMERSA EM AMBIENTE LETRADO E INICIANDO O SEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
Aprende-se a ler e escrever, lendo e
escrevendo cotidianamente. É na possibilidade
de fazê-lo por meio de determinados
procedimentos cotidianos, que a criança tem
favorecida a compreensão do sistema usado
para ler e escrever...
A Educação Infantil deve ser, então, desde o primeiro dia, um lugar para a
experiência, a necessidade, a importância e a aprendizagem de utilizar a oralidade, a
leitura e a escrita.
O trabalho com a oralidade, a leitura e a escrita é então entendido como processo, como experiência socialmente construída e explorada em toda a sua complexidade, garantindo às crianças o direito de acesso à cultura humana pelo falar, ler e escrever na instituição de Educação Infantil.
TRABALHAR
SISTEMATICAMENTE
AS RELAÇÕES
FONEMA/GRAFEMA
A PARTIR DO: TEXTO
CONTEXTO – TEXTO - PALAVRA
1. USO EM SALA DE AULA DE: LIVROS, POESIAS, BILHETES, CARTAS, RECEITAS, EMBALAGENS, RÓTULOS ETC.
2. AÇÕES QUE PROMOVAM A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA:
- O SISTEMA ALFABÉTICO TEM CORRESPONDÊNCIA COM A PAUTA SONORA E NÃO COM PROPRIEDADES DOS OBJETOS;
- DIREÇÃO DA ESCRITA;
- SÍMBOLOS CONVENCIONAIS (26 LETRAS)
- A ORDEM DAS LETRAS NA ESCRITA CORRESPONDE À ORDEM EM QUE SÃO PRONUNCIADOS;
- TODAS AS SÍLABAS TÊM UMA VOGAL;
3. AÇÕES QUE PROMOVAM APRENDIZAGENS SOBRE DIFERENTES GÊNEROS DISCURSIVOS ORAIS E ESCRITOS QUE CIRCULAM SOCIALMENTE E SUAS CARACTERÍSTICAS
- FINALIDADES
- CONTEÚDO
- ESTILO E COMPOSIÇÃO PRÓPRIOS
- SUPORTES
- DESTINATÁRIOS
- ESFERAS DE CIRCULAÇÃO.
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