Organizando o trabalho no ambiente de leitura
1. ATIVIDADES PERMANENTES
- PURA POESIA (CLUBE DA POESIA) – Leitura de poemas e poesias feitos pelos alunos.
- HORA DO CONTO – Contação de histórias.
- VIVA LEITURA (CLUBE DO LEITOR) – Leitura literária de livros.
- EMPRÉSTIMO DE LIVROS.
- INFORMÁTICA EDUCATIVA – Se possível o professor da sala de leitura poderá desenvolver atividades de informática, formando monitores de informática utilizando o laboratório de informática da unidade escolar.
- Ter na sala de leitura murais, cartazes, imagens de escritores, poemas etc para tornar um ambiente agradável ao leitor e cada mais sugestivo à leitura.
- Desenvolver trabalhos que envolvam as habilidades de leitura e escrita com os alunos – estimular o aluno a escrever sempre (reconto das histórias, personagem favorito, escrever narrativas baseadas no gênero textual trabalhado, o programa favorito da TV, o personagem que mais gosta, como foram as férias/verão etc).
- Promover um Sarau Poético para os alunos.
- Trabalhar em cima do centenário do autor homenageado – pesquisas biográficas, obras escritas, leitura de seus livros/poemas etc.
- Ter o livro destaque da sala de leitura (mensalmente).
- Aproveitar datas comemorativas para trabalhar atividades de leitura, escrita e contação de histórias.
- Desenvolver trabalho voltado para o universo da animação. Conhecer as ações do Anima Mundi para divulgar aos alunos.
- Criar um blog informativo das ações da sala de leitura e de outros assuntos de interesse literário.
- Promover um SARAU POÉTICO com os alunos e confeccionar um portfólio com as produções.
- Concurso de Redação utilizando gênero textual sobre um determinado tema.
- Utilizar recursos criativos para contar histórias (fantoches, TV de papelão, projetores, caixa decorada com o cenário etc).
- Realizar uma GINCANA de conhecimentos. Ao invés de fazer perguntas sobre literatura, confeccionar perguntas sobre o que tem acontecido na sala de leitura: qual é o livro destaque do mês? Qual o centenário que estamos comemorando? Quantos anos tem a sala de leitura da nossa escola?
A Maratona de Histórias é mais uma ação de promoção da leitura e formação de leitores a partir do desenvolvimento de diferentes práticas leitoras, que mobilizam toda a escola. É realizada em outubro, na Semana Nacional da Leitura, instituída pelo Governo Federal através da Lei n°11.899 de 08/01/09.
Reconhecer a importância do livro como objeto cultural e do texto literário para a formação, valorizar as ações promovidas pelas Salas de Leitura, dando visibilidade ao trabalho desenvolvido, assim como compartilhar o seu acervo bibliográfico facilitando o acesso aos títulos de literatura são os principais objetivos da Maratona.
Ao realizar a sua maratona de histórias, planeja-a utilizando alguns temas voltados para a leitura. Após, concentre-se em escrever atividades que possam envolver toda a comunidade escolar (pais, alunos e professores) através da leitura do livro. Procure passar aos alunos curiosidades e informações relativas aos temas escolhidos. Exemplo: Centenário de Vinicius de Moraes (Quem foi Vinicius? Onde nasceu? Quais são os seus poemas... etc)
4. CINECLUBE NA SALA DE LEITURA – Exibição de filmes e animações para os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Coloque o seu comentário, sobre as diversas postagens do blog!