CIRANDA DE IDEIAS - PARTE 2 (FEVEREIRO)

1 – Organização geral
 
• Acervo. Se possível, a escolha das obras deve ser feita pelas pessoas que vão se beneficiar delas: procure a opinião dos alunos, pais, professores e funcionários da escola.
 
• Espaço físico. É bom ter um espaço físico específico para a biblioteca / sala de leitura. Mas, se não for possível, busque alternativas: faça exposições no recreio ou leve livros para a sala de aula.
• Conservação. Tem uma importância relativa; perdas são inevitáveis, mas podem ser abrandadas com a conscientização dos alunos.
 
• Bibliotecário / Regente da Sala de Leitura. A presença de um bibliotecário ou regente da sala de leitura é muito importante. Ele vai orientar os frequentadores e contribuir para que eles queiram voltar mais vezes. De preferência deve ser uma pessoa atenta e engajada as práticas de leitura
• Material disponível. O ideal é que o leitor possa encontrar na biblioteca / sala de leitura materiais que atendam seus objetivos, e também "aquilo que o instiga, coisas diferentes, que ele nunca viu, e que possam lhe interessar". Além de um bom acervo de livros de literatura, é interessante que a criança encontre materiais diversificados de leitura – jornais, revistas, cartazes, quadros, obras de arte, Internet, música, filmes, materiais que se relacionem com a cultura popular, etc.
 
• Conquista do leitor. Procure tornar a biblioteca um lugar interessante e atrativo. A disposição dos móveis e dos livros nas estantes influencia muito na escolha do leitor. Os livros devem ficar expostos de maneira que a criança possa ver as capas e alcançá-los. Mas nada disso fará sentido se ele não tiver a liberdade de ler o que quiser. Para se tornar um leitor assíduo, o aluno não deve ser obrigado a ler somente determinadas obras. Um bom caminho, além disso, é o trabalho conjunto de professores, bibliotecários e regentes da sala de leitura para melhorar o desempenho dos alunos em pesquisas escolares e aumentar o envolvimento deles com a biblioteca / sala de leitura. Se o professor serve de exemplo e também é frequentador, é ainda melhor.
 
2 - Familiaridade com a diversidade de suportes textuais
 
É papel da escola proporcionar a seus alunos o contato com os mais diversos suportes textuais que circulam socialmente. Assim, eles serão preparados para lidar com a grande quantidade de informações que caracteriza a sociedade contemporânea, garantindo um direito de qualquer cidadão: o de interpretar as mensagens e bens culturais que o rodeiam, permitindo uma compreensão mais articulada de sua realidade. É importante notar, também, que o acervo deve atender não só aos alunos, mas, preferencialmente, a toda a comunidade escolar, com suas diferentes demandas informacionais. A professora da Universidade de Passo Fundo, Tânia Rösing, exemplifica as várias seções (que ela denomina de ilhas) necessárias para se formar um leitor de acordo com os novos tempos.
 
• Livros de literatura: romances, poesias, crônicas, biografias, ensaios. É importante que a variedade de gêneros de cada ilha seja, também, representada no acervo.
 
• Histórias em quadrinhos: muito populares entre as crianças, as HQs e os mangas são lidos com facilidade e rapidez.
 
• Jornais e revistas: é interessante que a biblioteca possua periódicos antigos para a pesquisa escolar e para a seção de memória, mas é importante também renovar assinaturas, o que possibilita a atualização dos usuários da biblioteca.
 
• Imagens: nessa seção se situam os livros de ilustrações, de arte, as fotografias, os slides, etc.
 
• Dicionários e enciclopédias: tanto impressos em livros quanto compactados em CD-ROM utilizáveis no computador.
 
• Mapoteca: com mapas, atlas, planisférios e globos.
 
• Sonoteca: lugar dos equipamentos de som, CDs, fitas com gravações de músicas, histórias e entrevistas.
 
• Filmoteca: onde ficam os filmes de ficção, documentários, animações e vídeos educativos em DVD.
 
• Teatro: reúne textos teatrais para fazer leituras dramáticas, jogos teatrais simples ou encenações e apresentações preparadas para a turma.
 
• Informática: com computadores conectados à internet, tem se acesso a um número incontável de fontes informacionais, o que pode auxiliar muito a pesquisa, se bem orientada.
 
• Estação memória: agrupa informações sobre a escola e a comunidade escolar registrando as práticas culturais existentes no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu comentário, sobre as diversas postagens do blog!