Sinalizaremos alguns pontos fundamentais para o trabalho a partir do texto:
>Demonstrar a direção da leitura e da escrita;
>Sinalizar a relação entre a fala e a escrita, ressaltando que muitas vezes não escrevemos como falamos;
>Mostrar o espaçamento entre os vocábulos na linguagem escrita, visto que é diferente do ritmo da linguagem oral;
>Ler o texto apontando a escrita, para que a criança perceba a relação da oralidade com o que está escrito;
>Explicitar as razões da melodia na leitura (paradas/elevação da voz/diminuição da voz) e mostrar como auxilia na compreensão;
>Apresentar as letras de nossa língua;
>Perguntar as crianças se percebem sinais na escrita que não são letras e para que eles servem;
>Destacar, no texto, as palavras que não são conhecidas pelas crianças;
>Trabalhar a relação existente entre as palavras na frase/oração e entre as frases/orações;
>Sinalizar a importância do verbo para o entendimento do texto;
>Mostrar que as ideias/informações de cada pedaço do texto (frase/parágrafo) formam a mensagem do texto como um todo;
>Perguntar se o texto está contando um fato ou se está informando como fazer alguma coisa (como jogar, como fazer uma comida) ou se é uma história da imaginação etc;
>Identificar, junto com as crianças, vocabulários e/ou expressões que gerem articulações com outras áreas de conhecimento;
>Identificar, junto com as crianças, vocábulos e/ou expressões que assumam significados e sentidos diferentes, de acordo com o texto inserido.
Esses itens devem ser trabalhados como um todo, nos momentos específicos de leitura e escrita, nunca por meio de atividades isoladas, de fixação e nem se avaliação.
>Demonstrar a direção da leitura e da escrita;
>Sinalizar a relação entre a fala e a escrita, ressaltando que muitas vezes não escrevemos como falamos;
>Mostrar o espaçamento entre os vocábulos na linguagem escrita, visto que é diferente do ritmo da linguagem oral;
>Ler o texto apontando a escrita, para que a criança perceba a relação da oralidade com o que está escrito;
>Explicitar as razões da melodia na leitura (paradas/elevação da voz/diminuição da voz) e mostrar como auxilia na compreensão;
>Apresentar as letras de nossa língua;
>Perguntar as crianças se percebem sinais na escrita que não são letras e para que eles servem;
>Destacar, no texto, as palavras que não são conhecidas pelas crianças;
>Trabalhar a relação existente entre as palavras na frase/oração e entre as frases/orações;
>Sinalizar a importância do verbo para o entendimento do texto;
>Mostrar que as ideias/informações de cada pedaço do texto (frase/parágrafo) formam a mensagem do texto como um todo;
>Perguntar se o texto está contando um fato ou se está informando como fazer alguma coisa (como jogar, como fazer uma comida) ou se é uma história da imaginação etc;
>Identificar, junto com as crianças, vocabulários e/ou expressões que gerem articulações com outras áreas de conhecimento;
>Identificar, junto com as crianças, vocábulos e/ou expressões que assumam significados e sentidos diferentes, de acordo com o texto inserido.
Esses itens devem ser trabalhados como um todo, nos momentos específicos de leitura e escrita, nunca por meio de atividades isoladas, de fixação e nem se avaliação.
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