TRABALHANDO COM ATIVIDADES DE LEITURA

Uma atividade importante da leitura pelos alunos é a escolha de um livro retirado do acervo da sala de aula, da sala de leitura ou da biblioteca para ler em casa. Essa modalidade permanente de leitura concorre para que eles aprendam procedimentos próprios de seleção, realizados pelos leitores, adquiram o hábito e o prazer de ler, e, se tornem leitores autônomos. Professor, caso existam alunos que ainda não leem com autonomia, peça aos pais que leiam para eles ou peça que leiam como sabem, observando as ilustrações e outros indícios. Em momento planejado, mesmo que não saibam ler com autonomia, esses alunos podem socializar a apreciação das histórias lidas, compartilhando momentos de prazer e diversão. Muitas vezes, a leitura na vida cotidiana nasce de sugestões de terceiros, dessa forma, essa troca pode representar uma motivação a mais para os leitores iniciantes.
 
Dê orientações para o bom uso do livro: colocar na pasta ou na bolsa, se possível protegido por um saco plástico, tomar cuidado para que não seja riscado, rasgado ou sujo; crie condições para que fiquem com o livro por alguns dias, ou prolonguem esse prazo, caso necessário; na roda de retorno dos livros, discuta com eles sobre as personagens, espaço, tempo, enredos ou autores; peça que anotem o nome do livro e do autor no caderno, em um espaço diferente do espaço onde anotam os livros lidos na leitura em voz alta da literatura; registre quais os alunos que estão levando livros para casa e incentive os que não levam; apresente à classe catálogos de editoras com resenhas, para que reflitam sobre a função desses textos e, coletivamente, façam a resenha de um livro lido em sala por você; consulte com eles o site de algumas editoras na aula de informática.

TESTE DIAGNÓSTICO DE ALFABETIZAÇÃO - 6º ANO

Após o pedido de muitos professores, disponibilizamos para download o nosso modelo de teste diagnóstico de alfabetização para o 6º ano. Essa avaliação, é um poderoso instrumento que serve para apontar as dificuldades dos alunos que ainda não completaram o seu processo de letramento.
 

CALENDÁRIO RIO, UMA CIDADE DE LEITORES 2016

Para consulta dos professores de sala de leitura da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro o calendário da E/SUBE/CED/Gerência de Mídia-Educação 2016
 
 

CADERNO DE LEITURAS - ÉRICO VERÍSSIMO

Disponibilizamos abaixo o Caderno de Leituras - Érico Veríssimo com o objetivo de oferecer atividades sobre a vida e obra do autor. Em breve colocaremos outros materiais a esse respeito.
 
 

ROTINA NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO

Abaixo você encontra dois materiais que devem auxiliar na organização da rotina nas classes de alfabetização. É importante que ele seja explorado no Centro de Estudos e que se torne algo comum no dia a dia do professor.
 
Clique abaixo para fazer o download:
 
 

ATIVIDADES INICIAIS - PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Período de Integração - Iniciando os trabalhos
O Período de Integração corresponde as atividades diagnósticas essenciais para o início dos trabalhos propriamente dito. No Programa Mais Educação, ele serve para o reconhecimento dos alunos que foram indicados para o projeto e nortear os próximos passos das oficinas. Abaixo você encontra uma sugestão de planejamento para estes dias que duram no máximo um mês.
 
Registro afetivo e pedagógico
O Memorial é uma ferramenta que instrumentaliza professores e alunos dentro do cotidiano de uma sala de aula, os avanços, as dificuldades e as soluções de ensino e de aprendizagem, quanto a formulação de critérios e juízos de valor que expressem o crescimento das pessoas envolvidas e possibilitem o encaminhamento para ações necessárias.  Sugestões de registro:
 
-Perfil pessoal de cada aluno (conhecendo a si próprio).
-Rotina (como é o meu dia).
-Dar início a confecção do Portfólio da turma (livro da vida).
-Autorretrato (como eu me vejo).
-Minhas expectativas (meus sonhos e como eles são).  
 
 
TEMA NORTEADOR: VAMOS COMBATER A DENGUE
 
1) Produção Textual: 
  • Construção de frases com palavras-chave sobre a dengue.
  • Desembaralhar palavras ao contrário e formar frases.
  • Leitura e Interpretação: Colocar o texto na ordem correta a partir de pedaços.
  • Trabalhando a escrita: dificuldades ortográticas LH/CH/Ç/RR/SS.
  • Atividade de Integração: quizz do mosquito - elaboração de perguntas sobre a dengue, onde um grupo pergunta para o outro (perguntas e respostas).

2) Matemática: Elaboração de gráfico com os estados que mais estão sendo afetados.

3) Ciências: identificação de sintomas da doença e busca de atendimento de saúde.

4) Geografia: como identificar focos do mosquito no entorno do seu bairro.

5) Trabalhando o gênero: Disponibilize para os alunos folhas de papel em branco. Cada grupo deverá criar uma história em quadrinhos, com personagens e falas cuja mensagem da história consista em apresentar os sintomas da doença “Dengue”. Aproveite o momento para auxiliar os grupos na construção da história, na escrita das palavras e na organização das ideias. Depois de todos terminarem a história, troque as mesmas entre os grupos e possibilite um momento de leitura e de correção da história pelos grupos. Após este momento, as histórias devem retornar para o grupo que escreveu, para que possa fazer as alterações sugeridas pelo outro grupo.
 
6) Cultura Digital:
 
-Criação de folheto informativo (letramento digital).
-Criação de um blog informativo sobre o combate ao mosquito.
-Orientação de pesquisas na internet.
-Criação de animações com os desenhos do alunos.