Uma atividade importante da leitura pelos alunos é a escolha de um livro retirado do acervo da
sala de aula, da sala de leitura ou da biblioteca para ler em casa. Essa modalidade permanente
de leitura concorre para que eles aprendam procedimentos próprios de seleção, realizados pelos
leitores, adquiram o hábito e o prazer de ler, e, se tornem leitores autônomos. Professor, caso
existam alunos que ainda não leem com autonomia, peça aos pais que leiam para eles ou peça que
leiam como sabem, observando as ilustrações e outros indícios. Em momento planejado, mesmo
que não saibam ler com autonomia, esses alunos podem socializar a apreciação das histórias lidas,
compartilhando momentos de prazer e diversão. Muitas vezes, a leitura na vida cotidiana nasce
de sugestões de terceiros, dessa forma, essa troca pode representar uma motivação a mais para
os leitores iniciantes.
Dê orientações para o bom uso do livro: colocar na pasta ou na bolsa, se possível protegido por um
saco plástico, tomar cuidado para que não seja riscado, rasgado ou sujo; crie condições para que
fiquem com o livro por alguns dias, ou prolonguem esse prazo, caso necessário; na roda de retorno
dos livros, discuta com eles sobre as personagens, espaço, tempo, enredos ou autores; peça que
anotem o nome do livro e do autor no caderno, em um espaço diferente do espaço onde anotam
os livros lidos na leitura em voz alta da literatura; registre quais os alunos que estão levando livros
para casa e incentive os que não levam; apresente à classe catálogos de editoras com resenhas,
para que reflitam sobre a função desses textos e, coletivamente, façam a resenha de um livro lido
em sala por você; consulte com eles o site de algumas editoras na aula de informática.