A IMPORTÂNCIA DO MAU EXEMPLO


Sim, você leu direito o título esse post. Está grafado corretamente e, chama-se: a importância do mau exemplo.
Vou começar relatando um breve histórico para chegarmos ao ponto chave desta postagem, o que tem acontecido com nossas crianças, que, cada vez mais, tem perdido da sua inocência precocemente. Como podem, essas pequenas criaturas, com uma idade tão pequena, já possuem vários “palavrões” na “ponta da língua”, aderem a hábitos noturnos, invadem as redes sociais, não possuem respeito com nada etc. Agora, considerando que o núcleo família é a base da formação de qualquer ser humano, podemos juntos refletir: qual a importância do mau exemplo?
Infelizmente, a importância do mau exemplo foi o suficiente para que nossas crianças perdessem toda a sua essência e, consequentemente, a sua infância. Tenho visto em vários casos, alunos eu xingam, enfrentam, querem ser traficantes, cantam músicas de apologia ao tráfico, enfim, a lista é imensa. Ou seja, o mau exemplo foi importante para a formação do seu caráter. A família sim, é muito importante para a constituição do sujeito, entretanto, existem variantes como o ambiente externo e os fatores de condição (escolhas e psicológicos) que levam a criança a esse tipo de comportamento e, com toda certeza, a um adolescente que irá fazer péssimas escolhas e um adulto inconsequente. Toda via, a importância do mau exemplo não pode ser aplicada sempre, pois, principalmente os adolescentes, já possuem a capacidade de escolha e discernir o certo do errado.
Mas, a realidade que tenho e visto e, acredito que muitos vejam também, é essa: muitas mães estão tendo filho, simplesmente para receber benefícios do governo, cada vez mais as crianças estão expostas pelos pais indo a bailes, pagodes, forrós e crescem nesse meio. Crescem dentro de um ambiente com brigas, gritarias, palavrões, alcoolismo, até mesmo drogas. A cada dia que passa, meninas ficam grávidas, sem ter condição nenhuma para criar seus filhos e acham isso a coisa mais linda do mundo. As pessoas não pensam no seu futuro, não fazem um planejamento familiar, ficam a cada nove meses crescendo os seus descendentes e, quando menos esperam, estão morando na rua da amargura. Essa é a verdade.
Certamente, não são todos os casos onde o mau exemplo foi importante, pois, muitos são os adultos que hoje podem agradecer pela influência que tiveram de seus pais, independentemente de condição social ou outra coisa. Acima de tudo, souberam fazer escolhas certas e, com toda certeza, não deixaram que o mau exemplo fosse importante em suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu comentário, sobre as diversas postagens do blog!