ORGANIZANDO A ROTINA NA SALA DE AULA

1. ATIVIDADES INICIAIS
 
-Acolhida: acolher é receber bem os alunos, proporcionar-lhes atividades prazerosas, criando um espaço em que eles possam se expressar, desenvolvendo sua autoconfiança.
-Hora da chamada: trabalho com os nomes, de forma significativa, utilizando diferentes atividades.
-Tempo cronológico: sequência das atividades diárias.
 
2. APRESENTAÇÃO E REVISÃO DA ATIVIDADE DE CASA 3. PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVA/ INDIVIDUAL
 
-Importante conversar com os alunos sobre o assunto a ser estudado. Deve utilizar diferentes materiais e procedimentos, verificando, primeiramente, se os alunos entenderam aquilo que foi apresentado. Caso não tenham entendido, devem ser realizadas outras atividades, para que o aluno possa interagir com o Professor.
-A produção de texto ― coletiva/individual ― é mais um espaço para desenvolver o trabalho com a linguagem oral e escrita.
 
4. ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO: LEITURA/ESCRITA/ORTOGRAFIA
 
5. ATIVIDADE DE SISTEMATIZAÇÃO: MATEMÁTICA
 
6. ATIVIDADE DE SISTEMATIZAÇÃO: ARTICULAÇÃO COM AS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
 
-São momentos de discussões, decisões, planejamento e sistematizações com todo o grupo. Realize atividades coletivas e/ ou individuais com os alunos: jogos, brincadeiras, atividades em pequenos grupos. Trabalhe com o “blocão”, organize murais sobre os temas discutidos. A articulação das atividades com as diferentes áreas do conhecimento proporciona, ao aluno, uma compreensão integrada do ensino.
 
7. RODA DE LEITURA – Utilizar este momento para promover o incentivo à leitura. Faça um cantinho de livros onde os alunos se sintam à vontade para ler e fazer novas descobertas.
 
8. ATIVIDADES PARA CASA – Oriente, diariamente, os alunos a guardarem o próprio material e a arrumar a sala para a saída. Fale sobre a importância da presença de cada criança na próxima aula.
 
9. RECUPERAÇÃO PARALELA
 
-Momento de trabalho individual e em pequenos grupos, de acordo com as necessidades de cada aluno, priorizando atividades de leitura e escrita. Há sempre, nas turmas, alunos em diferentes níveis de alfabetização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu comentário, sobre as diversas postagens do blog!