DIAGNÓSTICO INICIAL NA ALFABETIZAÇÃO


É um período que antecede o início dos trabalhos de alfabetização na classe ou quando se quer detectar casos de analfabetismo em qualquer dos anos iniciais de escolaridade. Trata-se, portanto, de uma diagnose da real situação dos alunos quando o assunto é letramento. Vemos que nossos alunos cada vez mais estão despreparados e em séries “erradas”, pois ainda não possuem capacidade para frequentá-la, desta forma, cabe ao diagnóstico inicial (diagnose) dizer o quanto esses alunos necessitam de atenção, quais serão os conteúdos que deverão ter mais ênfase e auxílio no planejamento do educador. Durante este período, deixa-se de lado o uso do currículo em sala de aula e utiliza-se os mais variados recursos (materiais, visuais, audiovisuais etc) para poder diagnosticar a situação dos alunos e conhecer a sua real necessidade. Dependendo da maneira como os trabalhos evoluem, caberá ao professor decidir quanto tempo irá durar este período, porém, o mesmo não poderá ultrapassar um mês e meio de duração. 


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