As atividades desencadeadas nas/a partir das Salas de Leitura, devem ser
compreendidas no contexto de uma proposta de trabalho, que se articula com as demais ações
promovidas na/pela escola, em consonância com o PPP da escola. Não se trata, portanto, da
mera elaboração e desenvolvimento de eventos especiais, que ocorrem de modo isolado e
estanque. Nesse sentido, o desenvolvimento de Projetos de Trabalho, constitui-se no principal
eixo da metodologia, favorecendo a construção de práticas intertextuais e interdisciplinares.
- Contação de histórias e rodas de leitura;
- Realização de oficinas para professores e alunos;
- Orientação de pesquisas escolares;
- Realização de empréstimos dos acervos disponíveis;
- Divulgação de informações diversas: programações culturais da cidade, dicas de livros, vídeos, sites, entre outros;
- Encontros com autores (de livros, vídeos, sites, músicas, peças teatrais etc);
- Organização de vistas a espaços culturais;
- Desenvolvimento de estudo e pesquisas voltados para a área de promoção da leitura e formação do leitor, a partir da realidade da própria escola;
- Desenvolvimento de projetos e parcerias com instituições afins;
- Organização de clubes de leitura e cineclubes.
É importante que haja todo um planejamento de leitura, com o cronograma das atividades
que serão realizadas durante o ano letivo ou relatar essas atividades, conforme forem sendo
habilitadas no espaço escolar. Os acervos das Salas de Leitura devem ser constituídos por livros
de Literatura Brasileira, infantil e juvenil, livros para a formação de professores, revistas, gibis,
fitas de vídeo e áudio, CDs, jornais, obras de referência, tais como dicionários e enciclopédias.
Também devem ser considerados os materiais específicos que atendem à necessidade de
leitores que precisem de adaptações curriculares para realizar suas atividades. Os acervos de
todas as escolas devem ser compostos de obras de reconhecida qualidade, assim como devem
atender às especificidades e interesses de cada U.E. O professor Regente de S.L é o
responsável pela organização, dinamização e mediação na comunidade escolar para a
composição desses acervos.
O trabalho pedagógico relacionado à leitura, precisa estar compromissado com o prazer e
com a sedução. Este processo se inicia a partir da seleção das obras, considerando os recursos
de linguagem, a temática, os personagens, entre outros aspectos, de modo a possibilitar a
articulação entre o próximo e o distante, no que se refere ao tempo-espaço da narrativa e dos
leitores.
Outro fator de aproximação entre leitores e textos seria usar a estratégia de mudança do
gênero discursivo, que também favorece a descoberta, pelo professor, do autor que há em cada
aluno. Assim, os alunos podem produzir um vídeo ou roteiro teatral, a partir de um clássico da
literatura brasileira, ou transformar em matéria de jornal um fato ocorrido com um determinado
personagem de uma narrativa ficcional. É fundamental que a escola possibilite as trocas entre a
literatura e outros textos de circulação social, contribuindo para a formação de leitores críticos,
capazes de reconhecer que condições de enunciações diferentes geram textos diferentes e
supõem diferentes pactos de leitura.
Parabéns pelo lindo trabalho. Gratidão pelas postagens. Cremilda
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