DICAS PARA ALFABETIZAÇÃO

1. PARA AS AULAS – MASSINHA DE MODELAR:
Ingredientes

-4 colheres de sopa de farinha de trigo
-3 colheres de sopa de água
-1 colher de sopa de sal 
-1 colher de sopa de vinagre 
-1 colher de sopa de tinta guache (cor preferida) 

Modo de fazer: Misture todos os ingredientes numa bacia. Depois, amasse com as mãos até a massa ficar bem lisinha. Agora, é só se divertir!

2. PARA AS AULAS – QUADRINHAS PARA ALFABETIZAÇÃO 
“Antes de P e B M só se pode escrever”. 

“Antes do E não posso, uma Cedilha usar, Só vai cedilha, antes meu bem, de “O” de “U” de “A”, Se aparecer o I ó meu bem, cedilha não vai ficar, Só vai cedilha, antes meu bem, de “O” de “U” de “A”.

3. PARA AS AULAS – USO DO DICIONÁRIO
Incentivar os alunos ao uso do dicionário. É um auxiliar efetivo, principalmente, nas produções escritas. Ao utilizar o dicionário, o aluno deve observar:

• as palavras ordenadas em ordem alfabética;
• os verbos no infinitivo; 
• os nomes no singular;
• os adjetivos no grau normal, com o advérbio correspondente;
• a palavra e seus significados diversos, além de exemplos de determinadas particularidades relativas a esses significados.

ATENÇÃO: Mostrar aos alunos que uma palavra pode ter vários sentidos e que a escolha do sinônimo apropriado depende do contexto. Cada grupo de alunos deve ter, no mínimo, um dicionário disponível, para manuseio. Que tal pedir a cada grupo que procure, no dicionário, exemplos dos aspectos sinalizados acima?

4. PARA OS ALUNOS – CONSCIÊNCIA AMBIENTAL 
Cada aluno deve ter em sua mesa um potinho de manteiga (vazio e limpo) ou a metade de uma garrafa pet (parte da metade para baixo/decorada com tecido), que será utilizado para colocar lixo (ponta de lápis e pedaços de papel).