Concepções – Educação Infantil

Crianças gostam de observar, bater palmas, engatinhar para pegar os brinquedos, descobrir objetos escondidos em caixas, empilhar blocos, espalmar as mãos na água, brincar de faz-de-conta, de casinha, cantar, correr, pular, colecionar objetos, cuidar de sua higiene e de seus pertences, de acompanhar o crescimento de animais e plantas.

Essas ações expressam processos de aprendizagem e desenvolvimento muito variados. As crianças se desenvolvem e aprendem a partir de interações com outras crianças, com adultos e explorando materiais, quando se engajam em atividades de seu interesse. Por isso, é importante elas terem amplas oportunidades, na Educação Infantil, de compartilhar saberes, reorganizando o que já sabem e criando novos significados a partir das experiências e vivências que podem ser exploradas por meio de:

-Cuidar de si, do outro, do ambiente;
-Brincar e imaginar;
-Oralidade, leitura e escrita;
-Conceitos matemáticos;
-Conceitos sobre natureza e sociedade;
-Expressões corporais e movimentos;
-Fazer, apreciar e refletir sobre as artes visuais;
-Fazer, apreciar e refletir sobre a música.

O desenvolvimento físico, pessoal, cognitivo e social ocorre com maior velocidade
na criança de 0 aos 6 anos de idade. Nesta faixa etária, ela adquire importantes
habilidades físicas, emocionais e cognitivas que subsidiarão suas aprendizagens e lhes
serão úteis para o resto de sua vida.

É importante obter concepção integrada de desenvolvimento e Educação Infantil que dê a mesma importância às ações de cuidado e educação e as mantenham articuladas em rotinas - horários e espaços - demarcadas pela necessidade e demandas infantis. A organização cuidadosa do espaço deve ser seguida da observação de seu efeito sobre as interações e o brincar, pela avaliação de sua eficiência em relação aos objetivos pretendidos e, se for o caso, pela realização da modificação adequada, seguida de nova observação e avaliação. Fazer, avaliar e refazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu comentário, sobre as diversas postagens do blog!