1. Por que projetos?
O trabalho com projetos dá oportunidades de estimular mais positivamente a criança por meio da riqueza de materiais, experiências e vivências.
Outra característica marcante nos projetos é a possibilidade do desenvolvimento em múltiplas áreas do conhecimento.
O projeto, se bem trabalhado, poderá auxiliar a formação do indivíduo integralmente, com possibilidades de desenvolvimento em diversas áreas.
2. Etapas do projeto
a) Planejamento:
QUÊ?
Sobre o que falaremos, pesquisaremos?
Que falaremos neste projeto?
POR QUÊ?
Por que estaremos tratando desse tema?
Quais os objetivos?
COMO?
Como realizaremos?
Como operacionalizaremos?
Como poderemos dividir as atividades entre os membros do grupo?
Como apresentaremos o projeto?
QUANDO?
Quando realizaremos as etapas planejadas?
QUEM?
Quem realizará cada uma das atividades?
Quem será responsável pelo quê?
RECURSOS?
Quais serão os recursos materiais e humanos necessários para a perfeita realização do projeto?
Esses são, normalmente, os passos verificados no planejamento de um projeto. Não podemos nos esquecer de que um planejamento pode ser alterado no decorrer de sua execução, pois ajustes são necessários ao bom andamento de um processo.
b) Montagem e execução:
Nesta segunda etapa do projeto, é o momento de realizar, colocando em prática tudo o que foi planejado.
É vital a participação do educador como mediador, auxiliando na disponibilização dos recursos materiais necessários à montagem do Projeto e como membro ativo e participante do grupo
É uma fase trabalhosa, mas muito proveitosa. É quando os recursos materiais e instrucionais devem estar à disposição das crianças, como fonte de estímulos.
Nesta etapa o grupo poderá perder o norte na colaboração e na realização do Projeto e cabe ao educador propiciar situações de volta ao equilíbrio e consequentemente segurança.
CONTINUA NO PRÓXIMO POST!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Coloque o seu comentário, sobre as diversas postagens do blog!