UM OLHAR PARA A INOVAÇÃO - PARTE II: A LOUSA DIGITAL


A lousa digital vem ganhando espaço nas escolas. Como toda tecnologia, a tendência é ter o seu uso ampliado com o tempo. As instituições de ensino vêm aprendendo com a abrangência e rapidez do acesso à informação e produção do conhecimento. Ao conhecer melhor os meios e as tecnologias utilizadas pelos alunos, torna-se mais fácil orientá-los quanto a sua utilização, para que possam se beneficiar dos recursos oferecidos. Importante, também, antecipar e entender como funciona e, assim, fazer da sua aula uma experiência muito mais rica e envolvente.
 
Para isso, é importante estar sempre se atualizando e revendo seus procedimentos didáticos. Hoje, com diferentes fontes de informação e linguagem facilmente acessíveis aos jovens, é preciso saber se colocar não como o detentor do saber, mas como um parceiro, um pedagogo, que orienta o aluno diante das múltiplas possibilidades e formas de se alcançar o conhecimento e de se relacionar com ele.
 
Apesar de ser uma potente ferramenta didática audiovisual, a lousa pode servir como um simples quadro-negro, quando se quer apenas escrever. Mas é difícil usá-la apenas com este objetivo, diante de tantas possibilidades. É possível iniciar um aplicativo com um toque, projetar vídeos, áudio e imagens, além de outros recursos peculiares a cada modelo. Certo é que a tecnologia auxilia na criação de novas metodologias de ensino e pode ser uma grande aliada para garantir a atenção dos alunos dentro da sala de aula.
 
A interatividade que a lousa proporciona faz diferença, para professores e alunos. Com uma aula mais dinâmica fica fácil reter a atenção da turma. Melhor ainda quando os próprios estudantes vão até o painel e participam de forma ativa das atividades. Para isso, pode-se aproveitar a enorme quantidade de informações disponíveis na internet ou em um computador próprio direto para a tela. Com esses recursos, o professor pode trabalhar suas aulas de forma que o aluno seja protagonista do seu conhecimento e, ao final, produza materiais decorrentes de sua aprendizagem.
 
Nada do que é feito na lousa digital se perde, pois o professor pode salvar a aula etapa por etapa, a cada contribuição sua ou dos alunos, e ainda compartilhá-la com eles por e-mail. Pode, também, preparar apresentações em programas comuns de computador, como PowerPoint, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet. Percebe-se que, dependendo da disciplina e com um pouco de criatividade, é possível dinamizar – e porque não, revolucionar – o formato de uma aula.

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