VEM CHEGANDO A MARATONA DE HISTÓRIAS - 2015

Desde 2009, a Maratona é realizada na Semana Nacional da Leitura, instituída pelo Governo Federal através da Lei n°11.899 de 08/01/09 (em anexo), sendo sempre em torno do dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia Nacional da Leitura.
 

Os principais objetivos da Maratona de Histórias são:
  • Reconhecer a importância do livro como objeto cultural, da leitura como prática social e do texto literário como ingrediente fundamental para a formação geral de crianças, jovens e adultos;
  • Valorizar as ações promovidas pelas/nas Salas de Leitura, dando visibilidade ao trabalho desenvolvido;
  • Divulgar o acervo existente em cada unidade, facilitando o acesso dos leitores aos títulos de literatura, nos diferentes suportes disponíveis.

Podem ser feitas como atividades:
  • Rodas de leitura; rodas de conversas literárias; tertúlias literárias; contação de histórias; troca-troca de livros; encontros com autores; exposições de textos produzidos por alunos, pais, professores, bibliotecários e funcionários; saraus lítero-musicais; gincanas literárias; panfletagem poética, dentre outras possibilidades.
 

Todas as atividades devem ser planejadas de acordo com a realidade de cada contexto, considerando seus limites e possibilidades, envolvendo toda a comunidade escolar. O mais importante na Maratona é envolver o maior número de pessoas! Disseminar a leitura precisa ser uma oportunidade única para formar leitores de diferentes gêneros.
 
#BoaLeitura