- Explicação sobre a história que conhecerão a seguir e uma lenda (indígena ou africana) e que as lendas são histórias que explicam fenômenos da natureza de forma criativa que nos mostram uma visão muito peculiar da cultura de determinado povo;
- Conversação sobre o tema, perguntando aos estudantes que tipo de lendas eles conhecem em nossa sociedade ou em outras.
- Investigação sobre o modo de vida desses povos (ao conversar com os alunos sobre as diferenças culturais, você desperta a percepção da alteridade, o reconhecimento da identidade do outro);
- Apresentação, através de leitura, da lenda (destaque as referências aos elementos da natureza);
- Realização do reconto da narração (individualmente, em grupo);
- Realização em grupo de uma atividade artística para representar a narração;
- Produção de desenhos que representem a lenda;
- Organização de uma exposição;
- Execução de reescrita coletiva (o professor é o escriba) à proporção que os alunos estiverem fazendo o reconto;
- Realização de reescrita em dupla;
- Revisão da reescrita pelo professor;
- Proposição de alternância de papéis (em dupla um aluno escreve enquanto o outro dita);
- Revisão da reescrita pelos alunos;
- Execução de reescrita individual.
O TRABALHO COM LENDAS AFRICANAS - PARTE 1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Coloque o seu comentário, sobre as diversas postagens do blog!