Explicação sobre a história que conhecerão a seguir e uma lenda (indígena ou africana) e que as lendas são histórias que explicam fenômenos da natureza de forma criativa que nos mostram uma visão muito peculiar da cultura de determinado povo;
Conversação sobre o tema, perguntando aos estudantes que tipo de lendas eles conhecem em nossa sociedade ou em outras.
Investigação sobre o modo de vida desses povos (ao conversar com os alunos sobre as diferenças culturais, você desperta a percepção da alteridade, o reconhecimento da identidade do outro);
Apresentação, através de leitura, da lenda (destaque as referências aos elementos da natureza);
Realização do reconto da narração (individualmente, em grupo);
Realização em grupo de uma atividade artística para representar a narração;
Produção de desenhos que representem a lenda;
Organização de uma exposição;
Execução de reescrita coletiva (o professor é o escriba) à proporção que os alunos estiverem fazendo o reconto;
Realização de reescrita em dupla;
Revisão da reescrita pelo professor;
Proposição de alternância de papéis (em dupla um aluno escreve enquanto o outro dita);
Revisão da reescrita pelos alunos;
Execução de reescrita individual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Coloque o seu comentário, sobre as diversas postagens do blog!