1ª REFLEXÃO: O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS


O trabalho com os diferentes gêneros textuais está contemplado nos diferentes livros didáticos e materiais pedagógicos utilizados pelos alunos. Deve ser abordado no período de revisão e ao longo do ano letivo. Mesmo que os alunos não dominem plenamente a leitura, precisam ter contato com diversos textos, em diferentes suportes, de forma a perceber, progressivamente, pela mediação do Professor, as suas características, os seus usos e funções sociais. Professor, as abordagens dos textos podem contemplar:

  • o estímulo à antecipação dos conteúdos do texto pelo título, pelas figuras, por outras características gráficas;
  • a verificação de informações explícitas por meio de indagações feitas pelo Professor aos alunos;
  • o incentivo aos alunos para realizarem inferências, a partir dos textos lidos;
  • o estímulo à criação de argumentos, pelos alunos, para as respostas e afirmações realizadas, a partir dos textos lidos. Nesse sentido, a indagação Por quê? precisa estar sempre presente durante as aulas.


POR QUE TRABALHAR COM GÊNEROS TEXTUAIS?

As práticas de linguagem são mediadas por instrumentos culturais e históricos, ou seja, por gêneros textuais. Se a escola investe no ensino dos gêneros estará facilitando, portanto, a apropriação dos usos da língua. Não é preciso criar uma espécie de graduação dos gêneros e começar a estabelecer uma hierarquia entre eles, determinando quais devem ser explorados em cada ano. A proposta do trabalho com gêneros pretende que esta progressão seja garantida por meio do aprofundamento dos objetivos didáticos. Assim, um mesmo gênero pode ser trabalhado em anos/ciclos/séries diferentes, mas com o passar dos anos essa abordagem deve ser cada vez mais complexa (aprendizagem em espiral).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu comentário, sobre as diversas postagens do blog!