PROJETO DE VIDA - 3º BIMESTRE

EIXO 3º BIMESTRE: ESTOU CRESCENDO. 
-Sensibilização dos alunos as diferentes profissões e suas respectivas áreas de atuação na sociedade. 
-Demonstrar a importância de pensar e refletir em si mesmo, ao construir o seu próprio projeto de vida. 


TEMAS NORTEADORES 
Responsabilidade, Minha sustentação, Conviver com regras. 

Quais são as atuais responsabilidades dos alunos atualmente? O que os motiva (sustenta) diante de dificuldades e problemas? Qual a importância de conviver com regras e quais as consequências de não respeitá-las? 

ROTEIRO DE ATIVIDADES 
-Programa “Escolher dá Trabalho”. Produção MultiRio. 
-Música: “O que você faria”. Lenine. 
-Reflexão: “Viva intensamente cada instante. Logo ele se vai. E, seja dor ou riqueza, não voltará outra vez em idêntico disfarce.” Gwendolyn Brooks. 

O que os alunos têm a dizer sobre isso? Como eles podem escrever sobre essa frase, de maneira que a mesma, se aplique em sua realidade atual? 

-Rap da Vida – Escrever junto com os alunos um rap que será cantando por todos da turma. Utilizando palavras relacionadas a projeto de vida: vida, projeto, sonho, fé, acreditar, futuro etc. 
-Minhas memórias – Os alunos devem escrever num caderno específico, as suas impressões sobre o terceiro bimestre. Quais foram os seus medos, como as aulas de projeto de vida mudaram a sua maneira de pensar sobre o seu futuro, O que mudou em seu convívio social (colegas, amigos e família). 

ATIVIDADE SOCIALIZADORA: 

Rádio Imaginária – Faça com os alunos um programa de rádio imaginário. Defina esses quatro pontos: 

-Quem serão os “âncoras” (apresentadores do programa). 
-Os alunos devem escolher o nome do programa. 
-Quais serão os “quadros” do programa. 
-Quem serão os demais locutores do programa, responsáveis pelos “quadros” imaginários. 

Transmitindo o programa: -Oriente aos alunos que antes de tudo, eles devem se comportar como verdadeiros radialistas. Alterando a maneira de falar, falando um pouco rápido as palavras, cumprimentando o público (-Bom dia amigos da escola......, -Boa tarde galera ligada no rádio...., Fala aí galeras da escola etc). 

-Faça a transmissão imaginária formando um círculo com todos no centro da sala. O âncora começa o programa e em seguida, vai chamando os quadros e dizendo os nomes dos locutores (-Vamos então galera a leitura do HORÓSCOPO DO DIA...., -Vem chegando aí a Bia com a FOFOCA DA SEMANA..., -E eu chamo o meu amigo Alberto que vem dizendo as NOTÍCIAS DO ESPORTE... etc). Cada locutor então ao ser chamado, vai participando do jornal apresentando o seu “quadro”. DESENVOLVIDO PELO BLOG CRIE PROJETOS – www.crieprojetos.blogspot.com