2011 - Ano Internacional das Florestas


A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação das florestas para uma vida sustentável no planeta.

As florestas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre. Pela importância que têm para o planeta, elas merecem ser mais preservadas e valorizadas.

A intenção da ONU é promover durante os próximos 12 meses ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta. Entre outros podemos destacar:

-a perda da biodiversidade;
-o agravamento das mudanças climáticas;
-o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais;
-o estímulo a assentamentos clandestinos e
-a ameaça à própria vida humana.


A população mundial precisa se conscientizar que a exploração predatória e o desrespeito ao ciclo de vida natural das florestas têm como consequência à ameaça da sustentabilidade econômica, das relações sociais e da vida humana no planeta.As floretas são a fonte, entre outros, de água potável e alimentos. Por outro lado, fornecem também matérias primas para indústrias essenciais como a farmacêutica e da construção civil, além de desempenhar um papel vital na manutenção da estabilidade do clima e do meio ambiente globais.

O logotipo do Ano Internacional das Florestas – 2011 têm como tema da celebração "Florestas para o povo", exaltando o nosso papel fundamental na gestão, conservação e exploração sustentável das florestas do mundo.

Os elementos iconográficos do desenho representam alguns dos numerosos valores das florestase neste contexto, fazem um apelo para urgentes mudanças que se fazem indispensáveis.