A outra face da adolescência

Temos visto no cotidiano escolar adolescencia que, a maioria dos alunos, tanto no ensino médio, quanto no ensino público, tem apresentado caráter diferente do seu habitual. Ou seja, apresentam comportamento agressivo em casa e com os familiares. Mas na escola ou em outro estabelecimento apresentam outra identidade, uma identidade totalmente diferente, calma e tranquila. Mas porque isso acontece? Muitos são os fatores que levam isso adiante, como por exemplo, o modo como a criança ou o adolescente vive, insatisfação das instalações da moradia, falta de afetividade dos pais, falta de atenção na família, despreso etc.

Logo quando se passa a fase da infância, o adolescente se vê como um ser mínimo diante dos outros que já estão a muito tempo vivendo este estilo de vida, logo no início da fase da adolescencia, é necessário que haja a atenção dobrada dos pais em relação a afetividade. Pois é essa afetividade que talvez, tem feito falta no cotidiano do adolescente que pode trazer graves consequências no futuro da família deste adolescente e também em sua vida.

O adolescente vive uma vida frustrada, tendo que assumir um "papel" em sua vida que ainda não lhe condiz com a sua fase. Isso traz consequências nos estudos, amizades, afetividade com familiares, etc. Muitas das vezes, o adolescente possui mais carinho e afetividade ao lado de amigos, do que dos próprios pais.

A dolescencia tem se tornando um rumo importante na vida do jovem, uma fase de escolhas e decisões e por isso, a participação dos pais é indispensável.