Tradicionalmente, temos dado ênfase ao trabalho individual. A interação entre os pares visando um objetivo comum fica relegada a segundo plano. O poder e o conhecimento têm sua fonte exclusivamente na figura do educador. Ele é o centro de onde emanam as ordens, as orientações, os julgamentos, o apoio e as iniciativas.
Ao pensarmos em trabalho coletivo precisamos considerar uma exigência preliminar: a diversificação do poder.
Devemos adotar, como parte da nossa rotina, as oportunidades de todos falarem e ouvirem sobre os diferentes modos de fazer, pensar, entender, sentir as coisas. Com isso, as crianças perceberão que podem aprender a partir das ideias e experiências do conjunto dos demais membros de seu grupo referência.
Como criar condições adequadas para o trabalho coletivo no ambiente de aprendizado?
Inicialmente, é necessário propor uma produção comum com a participação de todos, coletivamente. As atividades comunitárias como, por exemplo, fazer um bolo para os aniversariantes da turma, organizar a biblioteca da sala, cultivar um pequeno jardim são boas traduções desse tipo de produção inicial.
O trabalho coletivo é estratégia pedagógica para um maior desenvolvimento cognitivo dos alunos e para a ampliação das relações afetivas e estruturação do grupo.
Ao pensarmos em trabalho coletivo precisamos considerar uma exigência preliminar: a diversificação do poder.
Devemos adotar, como parte da nossa rotina, as oportunidades de todos falarem e ouvirem sobre os diferentes modos de fazer, pensar, entender, sentir as coisas. Com isso, as crianças perceberão que podem aprender a partir das ideias e experiências do conjunto dos demais membros de seu grupo referência.
Como criar condições adequadas para o trabalho coletivo no ambiente de aprendizado?
Inicialmente, é necessário propor uma produção comum com a participação de todos, coletivamente. As atividades comunitárias como, por exemplo, fazer um bolo para os aniversariantes da turma, organizar a biblioteca da sala, cultivar um pequeno jardim são boas traduções desse tipo de produção inicial.
O trabalho coletivo é estratégia pedagógica para um maior desenvolvimento cognitivo dos alunos e para a ampliação das relações afetivas e estruturação do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Coloque o seu comentário, sobre as diversas postagens do blog!